jump to navigation

QUAL O SELO ÉTICO QUE AS EMPRESAS DARÃO AO GOVERNO? 02/09/2011

Posted by linomartins in Controle Interno.
trackback

 Governo Concede “Selo Ético” Para 4  Empresas:

Lendo a noticia acima publicada no jornal  Valor Econômico de 02/09/2011 este Blog não pode deixar de dizer a seus leitores da pertinência do questionamento  que todos os que se dedicam a sistemas de controle público deveriam fazer e que diz respeito ao reconhecimento de que a questão ética é uma rua de mão dupla e, como normalmente se propaga,  “É um principio que não pode ter fim”.

Conceder o “selo ético”a empresas com reconhecida  boa governança e padrões éticos no mercado é medida que deve ser elogiada. Dar-lhes  pontuação maior e facilidades para  contratar com órgãos públicos é medida importante, embora tenhamos dúvidas sobre a sua pertinência sob o aspecto da legalidade, tão a gosto dos órgãos de controle interno como externo.

A nossa sugestão é no sentido do próprio governo por ação da Controladoria Geral da União crie um selo ético a ser concedido aos órgãos do governo. A titulo de sugestão poderiam ser consideradas não éticas as organizações governamentais cujo exame dos principios de governança pública e do sistema de controle interno revelasse uma nota abaixo de 8 (oito).

Na avaliação da governança corporativa e do sistema de controle seriam levados em conta:

(a)      A quantidade de ressalvas efetuadas nas contas dos gestores;

(b)     A quantidade de pareceres adversos nas contas dos gestores.

(c)      Capacidade dos gestores atenderem a recomendações tanto do Tribunal de Contas como da CGU

(d)     A capacidade de atingir um índice de 90%  de realização dos projetos básicos

(e)     A capacidade de obter a melhor relação entre insumo e produto ou serviço.

(f)      A capacidade de utilizar plenamente a capacidade instalada.

(g)      Evidencias relacionadas com sinais exteriores de riqueza dos recursos humanos da entidade.

 Alem da classificação acima, realizada pela Controladoria  também deveriam ser efetuadas  consultas às empresas sobre as práticas corruptas e pressões recebidas pelas empresas.  

 

Comentários

linomartins - 03/09/2011

Prezado Antonio Siqueira
Muito obrigado por seu comentário.

Lino Martins

1. Antonio Siqueira - 02/09/2011

Caro Prof. Lino,
A ideia de ser criado um “Selo Ético” parece boa, realmente. Normalmente os funcionários públicos reagem muito bem quando convenientemente estimulados.
Entendo, entretanto, que outras métricas fossem introduzidas nessa forma de avaliação de desempenho. Refiro-me às questões de ordem de efetiva execução do poder que emana (ao menos é o que deveria ocorrer) da população e inserido no Plano Diretor, no caso do Município, e outras formas assemelhadas para órgãos e departamentos públicos.
Se forem criados novos indicadores (como me parece ser o espírito da nova norma contábil, as melhorias seriam constantes.


Sorry comments are closed for this entry