jump to navigation

DA SÉRIE: A LEI, ORA A LEI! CONFLITOS ENTRE OS INTERESSES DE CURTO E LONGO PRAZO 12/11/2012

Posted by linomartins in Contabilidade Governamental.
trackback

O fascínio que o curto prazo exerce sob os governantes e os meios de comunicação tem provocado  uma utilização abusiva dos critérios voltados para o calculo das necessidades imediatas de financiamento do Tesouro, vale dizer, a utilização do regime de caixa.

Esse fascínio tem levado os órgãos de controle a utilizarem indicadores relacionados com a responsabilização decorrente do ciclo político de curto prazo, cujo objetivo é a geração de noticias com vistas ao processo eleitoral e, por consequência, induzir comportamentos que levem a decisões contrárias aos objetivos da Entidade a longo prazo.

Para justificar esse interesse pelos ciclos políticos de curto prazo alegam a necessidade de uma lei. Tal alegação revela, entretanto, sua intenção de  fazer valer seus interesses de curto prazo (político-partidários) em detrimento da continuidade das instituições e, naturalmente, do controle total sobre o patrimônio público.

A experiência demonstra que a maioria dos órgãos do setor público esta comprometida com a política partidária que, certamente, tem relação estreita com a alocação e cumprimento dos objetivos constantes dos orçamentos anuais. Isso faz com que a grande maioria sacrifique os objetivos e resultados de longo prazo do patrimônio da Entidade (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) em favor dos objetivos e resultados orçamentários de curto prazo.

Estamos convencidos que, para evitar este risco é indispensável, sem abandonar os conceitos e limitações orçamentárias, reforçar os conceitos da Contabilidade como ciência do patrimônio.

Nesse contexto é fundamental a atuação dos profissionais da Contabilidade a quem cabe determinar a coerência entre o plano do orçamento e o plano contábil. A coerência é uma condição indispensável para permitir a comparação entre os valores orçamentários (curto prazo) e as realizações (foco no longo prazo).

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: