jump to navigation

Plano de Transição para Implantação da Nova Contabilidade 08/03/2013

Posted by linomartins in Contabilidade Governamental.
Tags: , ,
trackback

Baseado em experiências anteriores o titular deste Blog tem chamado a atenção dos profissionais responsáveis pelos sistemas Contábeis de Estados e Municípios para os cuidados que devem tomar em relação à entrada na nova Contabilidade e do correspondente Plano de Contas.

O alerta para a necessidade de um plano de transição que denominamos de BALANÇO BASE ZERO decorre da preocupação com diversas mudanças que podem ser de diversas naturezas entre as quais podem ser elencadas as seguintes:

(a) Mudança de nomenclatura, em que a conta passa de um grupo do ativo, do passivo ou do patrimônio liquido para outro como, por exemplo, a Divida Ativa que anteriormente estava representada no ativo permanente e que, agora, estará desdobrada em Divida Ativa de Longo Prazo e Divida Ativa de Curto Prazo.

(b) Mudança de denominação, em que a conta passa a ter outro nome como, por exemplo a conta Caixa que passa a ser representada pela denominação “Caixa e Equivalentes de Caixa”.

(c) Mudança na codificação da conta pelo acréscimo ou supressão de dígitos no código numérico.

Alem disso ainda podem existir contas que, simplesmente, desaparecem no novo plano de contas por serem consideradas “lixo” no plano de contas anterior mas que podem apresentar duas situações:

(a) não tiveram qualquer movimento no ano de 2012

(b) tiveram movimento no ano anterior (2012) mas não apresentavam saldo em 31/12/2012.

Em face destas nossas preocupações é que recomendamos a leitura atenta da anexa Instrução de Procedimentos Contábeis cujo objetivo é orientar os profissionais de contabilidade na execução dos registros e na elaboração das demonstrações contábeis a partir da adoção das novas práticas contábeis aplicadas ao Setor Público, em cumprimento aos Princípios de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público nos termos da Resolução CFC n.º 1.111/2007 e ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Aproveitamos para informar que a LIMASI CONSULTORES E AUDITORES ASSOCIADOS esta programando um treinamento para auxiliar os profissionais nessa transição e apresentar um sistema especialmente desenvolvido para auxiliar nessa tarefa. E para isso pedimos que, sem compromisso, manifestem sua intenção de participar pelo e-mail: treinamento.limasi@limasi.com.br

Para conhecer o IPC 00 – Plano de Transição para Implantação da Nova Contabilidade acesse o link a seguir:  IPC00

Comentários

linomartins - 08/03/2013

Prezado Alan
Estou enviando para seu e-mail.
Obrigado

Lino Martins

1. Alan Johanson - 08/03/2013

Prof. Lino,

O motivo de meu contato é verificar a disponibilidade do Sr. prestar seus serviços profissionais na análise técnica da abrangência do termo “serviços de contabilidade” constante no art. 84 da Lei 4.320/64.
Peço que por gentileza, o Sr. informe como posso estar entrando em contanto a fim de lhe explicar de forma mais detalhada a motivação de tal demanda.

Desde já agradeço,


Sorry comments are closed for this entry