jump to navigation

A NOVA CONTABILIADE PÚBLICA: Manuais da STN em audiência pública 01/04/2009

Posted by linomartins in Anotações.
trackback

 A partir de hoje a Secretaria do Tesouro Nacional, pela Coordenação-Geral de Contabilidade-CCONT inicia a divulgação de dois documentos importantes para a Contabilidade Pública (ou Governamental, como prefiro) brasileira.

 O primeiro documento Manual das Demonstrações Contábeis do Setor Público e o segundo Plano de Contas aplicado ao Setor Público constituem um resgate da Contabilidade Pública Nacional que desde 1964 (45 anos) nunca foi capaz de implementar a Contabilidade Patrimonial nos moldes previstos na Lei 4.320/64.

Para conhecer os documentos que estão em audiência públia acesse o site abaixo:

Audiência Pública – Manuais da STN

 Nesses 45 anos a preferência pelo fluxo de caixa e pelo Balanço Orçamentária deixou relegado a segundo plano o próprio objeto dos estudos de Contabilidade que é o patrimonio como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade.

 Na tentativa de mostrar como a valorização da CONTABILIDADE PATRIMONIAL permitirá maior transparência (do orçamento) e evidenciação (da ontabilidade) este blog resolveu produzir um quadro onde são analisados os efeitos de algumas transações em termos de contabilidade orçamentária e contabilidade patrimonial.

 É preciso deixar claro que são duas visões corretas mas com perspectivas diferentes. Na visão orçamentária o que importa é a gestão de caixa e a necessidade de financiamento do setor público; enquanto na visão patrimonial a visão é o patrimônio como um conjunto ativos cujo o objetivo é produzir beneficios economicos futuros.

 Veja  as diferenças:

 a-nova-contabiliade-publica1