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A INFORMAÇÃO COMO COMMODITY 08/06/2009

Posted by linomartins in Anotações.
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Noticiado neste domingo (07/06/2009) que a “Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas” parece ser uma boa medida para evitar, de um lado uma possível distorção sempre possivel na transcrição e, por outro, dar resposta àqueles que tanto falam de transparência.

A noticia me fez lembrar o estudo de Garrete Vermeule intitulado Transparency in the Budget Process (2006), ao alertar que o conceito de transparência decisória deve ser utilizado com cautela, sobretudo ao considerar o seu contraponto com os “custos de abertura” do processo de decisão política. Ele esclarece que um processo opaco de escolhas públicas pode resultar em boas deliberações, enquanto a sua abertura limita a margem de negociação com grupos de interesses preferenciais. Em nota de rodapé refere-se aos estudos de O’ Reilly (2003) sobre o papel do lobbying dos editores de jornais como uma das forças que precipitaram nos Estados Unidos a aprovação de uma lei de liberdade de informação. E conclui: “Se a informação é uma commodity, o lobby dos jornais buscava obter maior acesso à provisão dessa commodity (…)” e, com tal propósito, “investiu-se em uma campanha por ‘liberdade de informação’, um rótulo de tal nobreza que não poderia ser colocado em dúvida”.

Comentários

1. Dante Carelli - 09/06/2009

Estou de acôrdo. Muito interessante.
Dante


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