jump to navigation

França obriga grandes empresas a terem plano anti stress! 10/10/2009

Posted by linomartins in Anotações.
trackback

 OU O QUE INTERESSA É O INTANGÍVEL O RESTO É TRIVIAL

 (El Pais 10/10/2009) França obriga grandes empresas a terem planos antistress. Suicidios na FrançaTelecom levam o Governo de Sarkozy  a estabelecer uma data limite para implantação das medidas.O Ministro do Trabalho Frances,  Xavier Darcos,  apresentou nesta sexta-feira um plano que obrigará as empresas com mais de 1.000 empregados a estabelecer acordos com os sindicatos antes do próximo 1º de fevereiro com o objetivo de prevenir o stress de seus empregados. A medida foi decidida tendo em vista uma série de suicídios de trabalhadores da França Telecom nos últimos anos.

 A noticia  deveria abrir os debates, no Brasil,  sobre a questão relativa à contabilização e mensuração dos recursos humanos principalmente em atividades de prestação de serviço vez que, de certo modo, na área industrial a mão de obra aplicada no processo produtivo é provisoriamente levada para o ativo e somente será reconhecida como custo quando da geração de receita.

 Infelizmente o nosso modelo de balanços e de suas análises ainda trata desta questão de modo bastante tímido sempre influenciado pelo foco industrial. Veja-se, por exemplo, a aplicação de índices de liquidez geral no caso de licitações públicas em que os “analistas” deixam de considerar que empresas de serviço e de consultoria usualmente tem ativos imobilizados de pequena monta e acabam prejudicadas no processo licitatório porque os “Ativos Humanos” e os cérebros não são levados em consideração.

 Sobre o assunto este blog sugere a leitura dos textos do Prof. David J. Teece especialista em gestão empresarial e que em palestra realizada em maio deste ano, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto disse que “O que importa hoje em dia são os fatores intangíveis, não o material. Toda a gente sabe isso, mas continuamos a agir de acordo com modelos desatualizados” e conclui sua palestra dizendo: “O que interessa é o intangível, o resto é trivial”

 A nível nacional este blog sugere a leitura de artigo intitulado Mensuração e Contabilização dos Recursos Humanos, de autoria de Claudia Beltrame e Ilse Maria Beuren, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Custos para a Gestão Empresarial, Depto de Ciências Contábeis, Centro  Sócio-Econômico, da Universidade Federal de Santa Catarina.

 O referido estudo pode ser encontrado no seguinte site:

 http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART520.pdf